Cuba

 

 

Cuba é um país banhado pelo Mar do Caribe. O solo fértil e a produção de açúcar e tabaco tornaram Cuba a ilha mais rica do Caribe até os anos 1950. Por cerca de quatro séculos, Cuba foi uma colônia da Espanha. Os conquistadores espanhóis lançaram sua invasão do México e da América do Sul, com base na ilha. Em meados do século 19, o povo cubano formou um movimento de independência. Em 1898, os Estados Unidos entraram na guerra de independência cubana contra a Espanha e Cuba foi declarada independente, mas sob a proteção dos Estados Unidos. Em 1902, os cubanos iniciaram seu próprio governo, sob influência dos EUA.

Os Estados Unidos ainda operam uma base naval na Baía de Guantánamo, em território cubano, sob acordos que datam de 1903. Durante a maior parte da primeira metade do século 20, o governo cubano foi exercido por uma série de presidentes corruptos e ditadores. Em meados da década de 1950 muitos cubanos se opuseram à corrupção e à repressão política que se desenvolveu sob a ditadura de Fulgencio Batista.

Em 1959, Fidel Castro e uma série de outros revolucionários derrubaram o governo de Batista. Castro passou então a ser o chefe de Estado e a autoridade final em todas as decisões políticas.

Nos anos 1960, Castro rompeu com os Estados Unidos e tornou-se um aliado da União Soviética, adotando o comunismo como regime de governo. Sob o socialismo, as liberdades individuais foram sacrificados para o progresso social de todos os cubanos.

Veja mais: fotos de Cuba

 

Playa de l'Este, em Cuba.

 

Preparo de folhas de fumo para a manufatura de charutos cubanos.

 

Países da América

 

 

Cuba Fotos

 

 

Cuba Bandeira

 

Mapa de Cuba

 

 

Atrações turísticas da América. Viagem e turismo

 

Mapas America

 

Havana, Cuba

Cidade de Havana, capital de Cuba.

 

Países America

 

Cuba